quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Os Porquês

Penso ser a ortografia um meio eficaz do aprender a falar, a ler e escrever corretamente. Assim, penso também, enfatizá-la de uma maneira mais intensa na vida dos educandos. Desse modo, muito mais que uma análise das regras gramaticas, sensibilizou-os para o aperfeiçoamento da escrita e da capacidade imaginativa. Eis o belíssimo resultado. Parabéns meninos e meninas!  



Por que eu e não você?
Por que falar e não pensar?
Por que isso e não aquilo?
Por que ficar e não amar?
Por que nascer e não crescer?
Por que lutar e não ganhar? Por quê?

Porque fiz isso pensando em você!

Júlia Albuquerque, 5º B mat.




Por que eu e não você?
Por que a fruta e não o legume?
Por que o homem e não a mulher?

Por que o cachorro e não o gato?
Por que o rato e não o sapo?
Por que a estrela e não o sol?

Por que a tristeza e não a alegria?
Por que a foto e não o retrato?
Por que a noite e não o dia?

Por que a escuridão e não a luz?
Por que a terra e não o céu?
Por que o leão e não o tigre?

Paulo César, 5º B mat.




Eu queria saber 
o Porquê de tudo...
Por que eu sou menina?
Por que eu sou criança?

Tudo eu quero saber!
Então quando eu quero perguntar
Alguma coisa.
Eu digo:
Por que,
Porquê
Por quê?

Bianca, 5º B vesp.



Por que o dia está tão lindo?
Por que será que esta linda menina 
está chorando tanto?

Queria saber o porquê.
Por que ela está tão triste?

Você sabe? Por que?

Pâmela, 5º B vesp.



Por que eu quero saber da minha vida
de quando eu era pequena?
Mas eu era tão pequenina.

Porque eu agora já estou grande.
E já sei de tudo na vida.

Mas por que saber da vida
Se  a vida nossa
já está confusa?

Porque agora eu estou feliz.
Agora eu estou contente,
Calma,
Amorosa e muito mais!

Jéssica Vaz, 5º B vesp.



Por que o sol brilha?
Porque ele é iluminado por Deus.
Mas por que ele é tão diferente?

Porque ele é uma estrela.
É por isso que o sol brilha tanto.
Você já viu o sol hoje?
Por quê?
 Por que eu vejo o sol todos os dias.

Felipe, 5º B vesp.



Por que a gente cresce?
Por que a lua é branca?
Por que o sol brilha?
Por que a gente espirra?

O porquê de tudo isso eu não sei,
Mas tem mais pra vocês...

Por que a gente sonha?
Por que a gente cansa?
Por que a unha cresce?
Por que a gente merece?
Por que a gente morre?

Gisela de Araújo, 5º B vesp.

_ Carlos, por que você não veio a escola ontem?
_ Porque eu estava doente professora?

_Os seus colegas perguntaram o porquê de sua falta.
Mas agora estamos alegres
porque você esta de volta.

Iure, 5º B vesp.



Por que o céu é azul?
Por que o sol brilha?
Por que a chuva molha?
Por que o rio transborda?

Eu não sei o porquê.
Por que a terra é preta?
Será o porquê da brincadeira?
Por que será que ela diz isso?
Por quê?

Taís Prates, 5º B mat.





Gif sapinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário